Guarde o coração

“De tudo o que se deve guardar, guarde bem o seu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Pv 4:23 (NAA)

Guardar o coração é a verdadeira chave da vida. O nosso problema não está na boca, é mais profundo. A fonte não é a boca, mas, sim, o coração.

“Raça de víboras! Como vocês podem falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração.” Mt 12:34 (NAA)

Jesus estabeleceu uma relação entre a árvore e o coração, ou seja, Ele comparou um coração a uma árvore e questionou como pode uma árvore má produzir frutos bons, como pode uma pessoa falar coisas boas se o seu coração é mau, e concluiu dizendo que a boca fala do que o coração está cheio; falamos aquilo que temos no coração. Se são conversas fúteis, é porque o coração está cheio de futilidades. Muita gente enche diariamente suas mentes e corações de coisas inúteis. Alimentam-se do que vem dos corações ímpios e sujos e dessas coisas falam o dia todo.
Quando o Senhor Jesus inicia o seu ensino (doutrina) conhecido como “Sermão do Monte”, Ele diz que “os puros de coração são felizes porque verão a Deus”. Acredito que Ele não estava se referindo apenas à uma visão quando partirmos desta vida, mas também a uma visão de Deus na vida, aquela que nos permite nos humilhar debaixo da Sua poderosa mão (1 Pd 5:6).
Os judeus cumpriam várias tradições para se manterem puros. Pois os fariseus e todos os judeus, observavam a tradição dos anciãos, não comiam sem lavar cuidadosamente as mãos; quando voltavam da praça, não comiam sem se aspergirem; e buscavam praticar o que receberam, como a lavagem de copos, jarros e vasos de metal. Talvez até as camas (Mc 7:3-4). Mas apesar de tudo isso, eles negligenciavam os mandamentos de Deus, ficaram apenas com as tradições dos homens na busca da purificação.

“E, convocando a multidão, Jesus disse:
— Escutem e entendam: o que contamina a pessoa não é o que entra pela boca, mas o que sai da boca; isto, sim, contamina a pessoa.” Mt 15:10-11 (NAA).

Os próprios discípulos não compreenderam este ensino e mais tarde precisaram ouvir a explicação do Mestre:

“Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina a pessoa. Porque do coração procedem maus pensamentos, homicídios, imoralidade sexual, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. São estas as coisas que contaminam a pessoa; mas o comer sem lavar as mãos não a contamina.” Mt 15:18-20 (NAA)

Vivemos num tempo que me faz lembrar diariamente estes ensinos do Mestre. Quando saio e vejo as pessoas usando máscaras para se protegerem do Corona vírus. Alguns, movidos pelos “mais recentes estudos” usam até duas máscaras. Deveríamos ter mais cuidado com o nosso coração. Deveríamos mesmo, guardar os nossos corações incontaminados.
Se crêssemos em Deus como cremos nas notícias, tudo seria bem diferente.

Por:
Sérgio Franco – Servo Livre